Como Financiar um Carro com Taxas Baixas e Pagar Pouco



É preciso muita pesquisa para conseguir financiar um carro com taxas baixas. Os juros praticados variam bastante.

Chega o momento de trocar de carro ou adquirir o primeiro veículo. A ansiedade toma conta dos consumidores e muitos não resistem à tentação de ir à concessionária mais próxima e sair dirigindo o novo modelo no menor prazo possível. Com isto, o prejuízo é mais do que provável: é preciso verificar as condições oferecidas por bancos, financeiras e montadoras para conseguir financiar um carro com taxas baixas. Felizmente, a internet oferece diversos recursos para isto.


Existem diversos simuladores eletrônicos de financiamentos de veículos. Todos os bancos, financeiras e montadoras disponibilizam este serviço para os clientes. O interessado só precisa digitar o valor aproximado do carro, o valor da entrada e o número de prestações e o simulador apresenta o valor da parcela, de acordo com a taxa de juros.

Esta taxa, no entanto, pode ser alterada a qualquer momento. O Banco Central do Brasil pode elevar a taxa básica de juros (SELIC) e isto tem influência sobre todos os financiamentos. Além disto, cada instituição financeira cobra valores diferentes, por exemplo, para abrir o relacionamento com o cliente (um nome elegante para o levantamento de eventuais dívidas junto ao SPC e à SERASA). Assim, mesmo praticando uma taxa de juros baixa, o valor das mensalidades pode ser superior.

financiar carro taxa de juros baixa

Como Calcular o Financiamento de Carro?

Financiar carro é a forma mais popular de adquirir um veículo novo ou seminovo. Ninguém que tenha dinheiro disponível vai fazer um financiamento: mesmo que haja valores investidos em aplicações, é necessário fazer alguns cálculos: em geral, os juros cobrados em um empréstimo são maiores do que os que remuneram o CDB e principalmente a poupança.

Com a ampliação dos prazos de pagamento para veículos novos (de 24 meses em 2002 para até os atuais 72 meses), muitos consumidores, especialmente das classes C e D, estão procurando financiar carro – claro, com taxas baixas.

Isto, no entanto, pode ser uma armadilha. Quanto mais longo o prazo, maior o valor a ser desembolsado com o pagamento de juros. Assim, o ideal é fazer uma reserva financeira, dar a maior entrada possível e parcelar o saldo devedor no menor número de prestações.

No momento de calcular as despesas com o carro novo, é preciso ter cuidado. Um veículo demanda seguro, licenciamento, combustível, estacionamento e manutenção. É preciso lançar todos estes custos na planilha de orçamento doméstico, para prevenir futuras dores de cabeça.

financiamento de carro

As Melhores e Menores Taxas de Financiamento

Atualmente, os bancos das montadoras oferecem as taxas mais baixas do mercado, em relação aos demais bancos de varejo. Estas instituições financeiras respondem também pelas políticas das fábricas de automóveis quando o assunto é reduzir estoques, criar promoções, etc.

+ Leia: Financiamento de Veículo vale a pena? Como Financiar Barato?

É preciso ter cuidado: ao fazer o financiamento diretamente na concessionária autorizada, o vendedor irá oferecer uma série de “vantagens”: seguro próprio, acessórios para o veículo e outras tentações. O cliente que aceita estas promoções pode acabar pagando uma mensalidade maior, mesmo que a taxa de juros seja mais baixa.

Simular o financiamento requer bastante paciência. Mas a poupança, no final das contas, é sempre vantajosa. Vale a pena perder alguns minutos antes de fechar o negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *